Páginas

30 abril 2011

Certo ou Errado

Texto base: Colossenses 2 : 16-23


16) Portanto, que ninguém faça para vocês leis sobre o que devem comer ou beber, ou sobre os dias santos, e a Festa da Lua-Nova, e o sábado.
17) Tudo isso é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo.
18) Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa.
19) Elas não estão ligadas a Cristo, que é a cabeça. Cristo controla o corpo todo, o alimenta e mantém unido por meio das juntas e ligamentos, e assim o corpo cresce como Deus quer que cresça.
20) Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o universo. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas:
21) "Não toque nesta coisa", "não prove aquela", "não pegue naquela".
22) Todas essas proibições têm a ver com coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam.
23) De fato, essas regras parecem ser sábias, ao exigirem a adoração forçada dos anjos, a falsa humildade e um modo duro de tratar o corpo. Mas tudo isso não tem nenhum valor para controlar as paixões que levam à imoralidade.


Certo ou errado não vou me calar, tenho percebido o quanto confundimos o que é certo e errado com o que gostamos e não gostamos, e se estatisticamente a ética moral fosse estabelecida com estes atributos seria o caos. Em primeiro lugar quero discutir contigo três definições básicas: Educação, Respeito e Moral.

Educação é uma arte, o educando tem diante de si o conhecimento que quando bem apresentado é capaz de escolher com trepides e com boa justificativa o caminho que deseja seguir. Sem isso é superficial, confuso, embaraçoso e preconceituoso qualquer escolha.
Respeito é dever de todos, mesmo com opinião formada e bem definida, respeitar seja gente ou natureza é digno de boa honra.
Moral é o que estabelece os princípios do comportamento de certa comunidade, que sem uma boa educação não tem valor, e sua perda é fundamental para o desrespeito alheio. Tendo bem definido isso é possível discorrer do que é certo e errado.

Vou basear minhas considerações na educação que tive e tenho, no respeito às culturas, etnias e leis naturais, e a Moral que está em construção, obra divina que começou cedo em minha vida. Muito se tem discutido se isso ou aquilo é certo ou errado, e sempre as dúvidas seguem comparações com um tempo e contexto inapropriado seguido de opiniões de não pertencente da comunidade. Nunca essas dúvidas se apresentam com relevâncias e justificativas que é de interesse interno.

Exemplo: O Brasil representado pela presidenta Dilma, assinou um acordo comercial com a China. Todos sabem que os produtos da China são mais baratos, eles não são referencia em direitos trabalhistas e uso sustentável do meio ambiente, mais é relevante para nós ter um produto de custo baixo? é correto firmar um acordo que financia justamente o que condenamos? Parece que não, mas sim é correto sim. Se o Brasil quer mesmo influenciar o país que mais cresse no mundo, não é excluindo esse país que vai conseguir, veja como exemplo Cuba. Um país isolado com inúmeros conflitos que nem sabemos, nem podemos, graças ao regime. O Brasil só será capaz de influenciar qualquer outra nação se ela for relevante. Veja os EUA, eles nunca viam o Brasil com o respeito merecido, com as alianças e acordos isso vem mudando ao ponto de um dia sermos parâmetros para eles.

Como Igreja de Cristo, tenho que ser relevante ao mundo que pertenço, não adianta me esconder em leis de um povo que não pertenço usando de seus preceitos regras morais para minha vida, e não aceito acusações de pessoas que não sabem o que é ser livre e estar debaixo da graça de Deus para ditar como devo me comportar, vestir, falar e viver. Se eu for assim, logo serei exatamente como eles querem que eu seja para desejarem todos os dias não serem como supostamente seria. Coisas como a arte da música, literatura, humor, relacionamentos e outros parâmetros traz confusão no meio da Igreja e ao “mundo”. Desfrutando do amor de Deus, respeitando tudo e a todos com alegria e paz, gerando uma comunicação saudavel com o pecador imperfeito como eu para ajudá-lo e a mim mesmo a ser exatamente como Deus quer: Santo.


Nenhum comentário: