Páginas

14 janeiro 2011

Realidade: Ver além da imagem.




O que de fato é real. Não estou falando da moeda nacional, mais da percepção humana da realidade. O que parece é que temos uma limitação ao tentar perceber a realidade, e que está diretamente ligada aos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), mais se parar para pensar, irá concluir que para ter uma melhor percepção da realidade é preciso ir além dos nossos sentidos, pois os mesmos percebem apenas uma parte do mundo à nossa volta, o que por sua vez é muito complicado. A visão, por exemplo, são muito fáceis de enganar, segundo estudos a respeito da visão humana, nossos olhos é capaz de perceber apenas alguns comprimentos de ondas de luz (400 – 700nm), o olho humano é sensível a luz, então como enxergamos os objetos? Simples, toda matéria absorve luz, e reflete as ondas de luz que não foi capaz de absorver. Por exemplo: Um objeto azul. Ele absorveu todas as ondas de luz menos o azul, que foi refletido, logo nossos olhos ao ser direcionado a este objeto percebe a luz que está sendo refletido pelo o objeto, neste caso o azul. Logo este objeto não é azul, apenas está refletindo uma onda de luz que ela não foi capaz de absorver, ou seja, ele está azul, o cérebro receberá as informações geradas e formar a imagem e interpletá-la, ou seja, definir o que estamos olhando, se é um casal de idosos ou dois mexicanos em uma seresta.
Não é curioso certo fato bíblico: Marcos 8:22-26 conta a história de um cego que ao ser tocado por Jesus passou a ver, porém ele via pessoas que parecem árvores que andavam, logo Jesus o tocou novamente e ele pode ver com perfeição.
Em todo mundo há vários ilusionistas que conhecem maneiras de desviar a realidade dos olhos dos participantes, fazendo coisas desaparecerem diante de nós. Uma má interpretação, ilusão, semelhança é suficiente para colocar-nos em uma falsa realidade. Entender a realidade é importante para conhecer a verdade, e construir soluções aos problemas.


Segue abaixo um link de um evangelista que utiliza de ilusões para falar do amor de Deus.      
Em 1 Samuel 16:7 diz que homens olham para a aparência e Deus vê o coração, Deus é perfeito, e perfeito a sua vontade, ele conhece a realidade, os problemas e tem a solução, e vem revelando a nós através das profecias, medicina, ciências naturais, físicos, matemáticos, pensadores, músicos, pintores, enfim, a toda humanidade, e sua maior revelação, ele vai voltar para buscar sua igreja, ele é onipotente, onipresente e onisciente, esta é a verdade absoluta que tange minha realidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Bem pensado,
Gosto muito dessa passagem bíblica de 1 Samuel 16:7. A verdade, o real não se resume ao que nossos olhos alcançam, ou ao que os demais sentidos conseguem nos transmitir...vai além do superficial...acredito que seria um conjunto de fatores que englobam a curiosidade + reflexão + idéias + fatos...o visível não é necessário para uma conclusão sobre realidade!